MAIO AMARELO: CAMPANHA AO TRÂNSITOS

O Maio Amarelo é uma ação que chama a atenção sobre a necessidade da adoção de um comportamento seguro no trânsito, com ações realizadas no país inteiro. O poder público tem caminhos de prevenção para evitar acidentes, mas a conscientização de pedestres e motoristas também é importante porque, muitas vezes, os acidentes ocorrem por causa de imprudência.

Entre os destaques da programação deste ano estão dois ônibus caracterizados com a cor, o logo e o slogan da campanha que percorrerão linhas do sistema de transporte coletivo. Além disso, agentes municipais de trânsito estarão em ônibus municipais orientando os passageiros sobre o comportamento seguro no trânsito, com foco principal no pedestre.

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no tránsito, cuja primeira edição ocorreu em 2014.[2] Foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011. Em 2019, 27 países, 423 municípios e 1.425 empresas apoiaram a campanha.[1]

Segundo a OMS, em 2009, foram registrados 1,3 milhão de mortes causadas por acidentes de trânsito em 178 países diferentes – principal causa de morte para jovens de 15 a 29 anos.[1]

Por que maio?
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
Por que amarelo?
O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

SOBRE A DÉCADA DE AÇÃO PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

FONTE: https://maioamarelo.com/


PERCEBA O RISCO. PROTEJA A VIDA!

Perceba o risco. Proteja a vida – Maio Amarelo 2020

O sétimo ano do Movimento Maio Amarelo será um desafio e tanto. O Movimento, construído em cima de relações, contato social e reuniões terá que se reinventar em 2020, afinal enfrentamos uma pandemia e as recomendações das autoridades de saúde pública são para que todos pratiquemos o isolamento social, evitando assim a propagação do vírus que acomete milhões de pessoas em todo mundo.

Por isso, a coordenação do Movimento Maio Amarelo nacional, realizada pela equipe do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, decidiu em conjunto com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) promover um movimento totalmente digital, durante o mês de maio. As ações presenciais foram aconselhadas a serem realizadas no próximo mês de setembro, quando o cenário da pandemia já deve ter mudado e também onde já é celebrada a Semana Nacional de Trânsito.

Com isso, o Maio Amarelo vai acontecer somente pelo contato virtual, seja pelos sites, pelas redes sociais ou mesmo pelos aplicativos de mensagens instantâneas. O Maio Amarelo vai levar a mensagem de um trânsito seguro mesmo sem o encontro de pessoas em 2020.

O slogan desse ano é: “Perceba o risco. Proteja a vida”. É assim, divulgando os riscos que o trânsito apresenta por intermédio das ferramentas de comunicação que hoje temos, é que vamos fazer desse ano o mais abrangente de todos na história do Movimento. Abranger no sentido de fazer a nossa mensagem chegar nos milhões de smartphones de todo país, por meio de GIFs, de vídeos curiosos, de figurinhas, além é claro de mensagens de áudio, posts e stories em todos os canais mais populares que hoje fazem tanto sucesso, seja qual for a idade do internauta.

A ideia desse mote foi exatamente passar à sociedade uma fala já comum entre os técnicos de segurança viária que é a tal percepção de risco. “Quando o cidadão entende que, usar o cinto pode salvar a vida dele, ele passa a usá-lo sem esquecer nos mais curtos deslocamentos. E assim é com o celular, com a manutenção preventiva, com o respeito a velocidade máxima permitida, etc. E foi pensando em ampliar esse conceito junto à sociedade que nasceu o tema de 2020: Perceba o risco. Proteja a vida”, explica José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.

A agência Atua, de Sorocaba/SP, assina todo conteúdo da campanha de 2020 e teve o desafio de criar um material que fosse totalmente digital, priorizando os aplicativos de mensagens instantâneas que hoje são a principal forma de comunicação, num momento em que o isolamento social é necessário. Para Carlos Bonassi, diretor executivo da Atua, “fazer mais uma campanha do Movimento Maio Amarelo é um orgulho para toda equipe. O trabalho neste ano foi realmente um desafio, mas conseguimos fazer uma campanha home-office, ou seja, uma campanha “all type”, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, ou seja, sem foto, filme e sem qualquer encontro de pessoas. Esperamos que ela cumpra seu papel e se espalhe entre amigos, nos grupos de WhatsApp, nas redes sociais e a mensagem para que todos avaliem os riscos do trânsito chegue a todos os brasileiros”, conta Carlos.

Para o diretor geral do Denatran, Frederico de Moura Carneiro, o “importante é preservar a vida de todos no trânsito. Por isso, vamos fazer uma campanha digital para levar informação principalmente para quem não pode parar, que são os caminhoneiros e entregadores, seja de motocicleta, seja de bicicleta, além dos profissionais da segurança pública e de saúde”.

ABERTURA VIA LIVE

Havia duas aberturas previstas para esse ano: uma nacional que seria realizada em Blumenau/SC e outra, internacional, em Montevidéu/Uruguai, porém, por conta da pandemia do coronavírus ambas foram canceladas. Entretanto, para registrar a data, na noite do último dia 29 de abril, uma live marcou o lançamento do Movimento Maio Amarelo 2020, via Facebook e Instagram em todo país. Nos 45 minutos de conversa, Ramalho e Francisco Garonce, relações institucionais do OBSERVATÓRIO, puderam apresentar a campanha de 2020, todas as peças produzidas, como nasceu o conceito e como cada uma deve ser usada, nas mais variadas plataformas de comunicação. Mais de 500 pessoas acompanharam a live que foi a 1ª oficial na história do Movimento.

O material do Movimento em 2020, que poderá ser usado por qualquer pessoa, empresa ou entidade já está disponível com versões para que o apoiador insira seu logo na peça, no vídeo ou mesmo nos banners ou stories. “Temos certeza que, por meio das redes sociais e dos apps de mensagens pelo celular, faremos nossa mensagem de segurança no trânsito chegar a mais e mais brasileiros, trazendo mais consciência e responsabilidade a todos que transitam”, finaliza Ramalho.

Conheça e compartilhe os materiais do Movimento Maio Amarelo!

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário